TRAUMATOLOGIA MAXILO-FACIAL
O trauma facial é qualquer trauma físico ocorrido na região do rosto e dos maxilares. As causas do trauma de face relacionam-se a acidentes de trânsito, agressões físicas, quedas, acidentes de trabalho e lesões esportivas.
O cirurgião especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é o profissional responsável pelo atendimento deste tipo de pacientes, especialmente na possibilidade de envolvimento do complexo maxilo-mandibular.
O trauma facial pode envolver lesões de tecidos moles, tais como queimaduras, lacerações e contusões ou fraturas dos ossos faciais, tais como fraturas da mandíbula, da maxila, do nariz, do zigoma, do frontal e consequentemente de todas as estruturas anexas e seus respectivos orgãos. Normalmente as fraturas dos ossos da face, causam uma desoclusão (mordida errada) dos dentes. Se a fratura não for tratada adequadamente devolvendo a estética facial e a oclusão normal, uma série de problemas estéticos e funcionais ocorrerão.
Dependendo do tipo de trauma facial, o tratamento pode incluir curativos e suturas de feridas abertas ou até mesmo tratamentos envolvendo a redução e fixação de fraturas ósseas, normalmente sob anestesia geral e períodos variáveis de internação hospitalar.
Quando houver suspeita de fraturas, as tomografias computadorizadas de face devem ser solicitadas para fins diagnósticos.