IMPLANTES E ENXERTOS
Implantes Dentários
A instalação de implantes dentários é indicada na reabilitação de um ou mais dentes perdidos e, sem dúvida, é a melhor opção de tratamento para estes pacientes.
O Implante dentário é um pino de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Sobre o pino (raiz artificial) são colocadas próteses que muitas vezes são difíceis de distinguir dos dentes naturais.
O tratamento com implantes dentários devolve ao paciente a função mastigatória, qualidade e equilíbrio funcional, fornecendo ao indivíduo, segurança e conforto em seu convívio social.
Por uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local, são instalados os implantes de titânio. O implante demora cerca de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osseointegração). Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante.
Comumente, com a perda dos dentes, existe uma perda gradativa do osso adjacente a eles e assim, tem-se um defeito ósseo na região, perdendo sustentação e proteção aos tecidos moles. Nestes casos, realizamos reconstruções ósseas previamente a instalação dos implantes, com enxertos ósseos, na tentativa de fornecer ao tecido, após acomodação destes enxertos, condições para a futura reabilitação com implantes e prótese sobre implantes.