EXTRAÇÃO DE DENTES INCLUSOS e SISOS
Um dente incluso é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado. Se não removidos podem trazer vários problemas como por exemplo a formação de cistos e tumores, inflamações na gengiva, reabsorções de raízes dentárias, apinhamentos dentários por falta de espaço na arcada, etc.
Ainda que os dentes mais frequentemente impactados sejam os terceiros molares (sisos) outros dentes podem estar inclusos, como os caninos, incisivos laterais e pré-molares. O procedimento usual para os terceiros molares é a sua remoção; entretanto para outros dentes importantes da arcada dentária o ideal é realizar a exposição da coroa e colocação na arcada dentária com o tracionamento ortodôntico.
Muitas vezes, os dentes inclusos e impactados não são tratados até que alguma complicação apareça, mas estudos indicam que os dentes do siso devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir futuros problemas.
Como medida de prevenção os pacientes deveriam realizar exames radiográficos sempre que suspeitassem da possibilidade de retenção destes dentes. A erupção dos dentes dos sisos ocorre por volta dos 16 aos 20 anos de idade e é exatamente nesta fase que a cirurgia apresenta os melhores resultados. O ideal para remoção do dente do siso é quando cerca de 1/3 da raiz está formada (acompanhamento radiográfico também poderá ser útil para detectar este grau de formação radicular).
Além disto, é nesta idade que o organismo apresenta as melhores condições para a recuperação da cirurgia, onde inchaço e dor são facilmente controlados, mesmo diante da possibilidade da remoção dos quatro dentes em uma única seção.
A cirurgia para retirada dos dentes inclusos é feita em consultório, com anestesia local, geralmente é um procedimento rápido e seguro. Apenas em casos mais complexos, o paciente pode ser levado ao hospital para fazer o procedimento.